Friday, October 7, 2011

América e os sonhos perdidos...

America, the land of dreams… Mas e o que acontece quando o sonho acaba e a vida real começa?...



Darren Aronofsky pega num herói caído e apresenta-nos a América real, crua, onde tantas pessoas passam a vida a tentar não ser sem-abrigo, a tentar não cair totalmente na miséria! Porque na terra dos sonhos, crescer na vida pode acontecer tão rapidamente como ir ao fundo…
Um Inverno áspero, personagens ásperas, uma América deformada, cruel e cheia de ídolos caídos filmada de uma forma crua, que nos faz acompanhar literalmente as personagens nas suas vidas. A forma como a câmara acompanha a personagem de Mickey Rourke faz-nos sentir na pele dele, vendo e sentido tudo o que ele vê e sente.



E vamos, então, falar um bocadinho sobre os actores… Mickey Rourke escolheu o melhor filme para voltar. Este é o filme que faz com que a nova geração o recorde. Esqueçam o canalha sexy de 9 semanas e meia, porque não é disso que se trata… Uma personagem que vê a sua vida falhar e que quer desesperadamente regressar aos seus dias de glória, nem que isso o leve à morte! As semelhanças entre o actor e a personagem são tão evidentes que se podem resumir numa das frases do filme: the 90’s sucked!



E Marisa Tomei e a sua personagem, também ela um herói caído, uma mulher na típica batalha da mãe solteira, que vê a sua carreira de stripper ameaçada pela sua idade. Brilhantemente interpretada, comove-nos na sua tentativa desesperada para continuar a ser sexy e desejável! Evan Rachel Wood também rouba todas as cenas em que participa com uma força inabalável.



É com este filme que Aronofsky prova de uma vez que as suas qualidades de Direcção de Actores vão além daquilo que se poderia esperar de um realizador tão inexperiente, ele atinge os seus actores e leva-os a serem a personagem, a se transformarem para nos contarem uma história! E faz-nos muitas vezes sentir que estamos a ver um documentário e não um filme…

Quando os sonhos acabam, como é que podemos reagir?...

1 comment:

Isto É Uma Banana said...

Kara eu gosto muito desse filme. Tem um lance muito legal nele que é esse personagem principal -Ele é carismático, mas ao mesmo tempo rola um lance meio repudioso nele. a gente não sabe direito o que sentir do figuira