Tuesday, March 23, 2010

Alice - parte II

Uma história de coragem! Alice vem mostrar-nos como a coragem que temos nas nossas fantasias deve ser transposta para a realidade... A História de vida de uma mulher sem medo de romper com os constrangimentos de época associados ao seu género. Mia Wasikowska é a Alice dos nossos sonhos, com uma fragilidade inicial que lentamente se vai transformando em força... Inicialmente quase acreditamos que Alice irá seguir o rumo que esperam dela, mas lentamente ela vai revelando as suas convicções e a sua força!

Helena Bonham-Carter está genial como rainha maléfica, mas extremamente cómica e manipulável nas suas ambições. Personifica na perfeição a típica criança que quer os brinquedos todos para ela!

Quanto a Anne Hathaway...um pedacinho ridícula, na minha opinião! Sei que ela representa o branco, o puro, a inocência, mas a certa altura torna-se tudo demasiado artificial, nada fácil de compreender e de acreditar...

Como sempre Johnny Depp não desilude... Quem melhor para fazer o papel de adorável lunático? Debaixo do guarda-roupa excêntrico, da maquilhagem carregada e dos distractivos efeitos especiais, momentos há em que a profundidade da personagem se revela e consegue comover-nos quase só e apenas com a intensidade do seu olhar!

"O argumento não é genial", dizem alguns... E eu respondo: "Não, não é, mas não é essa a magia de Tim Burton".

O realizador tem o dom de pegar em argumentos algo banais ou já amplamente explorados, como é o caso de Alice in Wonderland ou de Charlie and the Chocolate Factory, e transformá-los em obras visualmente perfeitas!

Como há sempre excepções que confirmam a regra, da última afirmação devem excluir-se o Big Fish e o Edward Scissor Hands que são, em tudo, absolutamente GENIAIS!

1 comment:

Lisa said...

Concordo plenamente... aqueles olhos estavam viciantes... mas temos que rever em 2D!...