Tuesday, March 23, 2010

Alice - parte II

Uma história de coragem! Alice vem mostrar-nos como a coragem que temos nas nossas fantasias deve ser transposta para a realidade... A História de vida de uma mulher sem medo de romper com os constrangimentos de época associados ao seu género. Mia Wasikowska é a Alice dos nossos sonhos, com uma fragilidade inicial que lentamente se vai transformando em força... Inicialmente quase acreditamos que Alice irá seguir o rumo que esperam dela, mas lentamente ela vai revelando as suas convicções e a sua força!

Helena Bonham-Carter está genial como rainha maléfica, mas extremamente cómica e manipulável nas suas ambições. Personifica na perfeição a típica criança que quer os brinquedos todos para ela!

Quanto a Anne Hathaway...um pedacinho ridícula, na minha opinião! Sei que ela representa o branco, o puro, a inocência, mas a certa altura torna-se tudo demasiado artificial, nada fácil de compreender e de acreditar...

Como sempre Johnny Depp não desilude... Quem melhor para fazer o papel de adorável lunático? Debaixo do guarda-roupa excêntrico, da maquilhagem carregada e dos distractivos efeitos especiais, momentos há em que a profundidade da personagem se revela e consegue comover-nos quase só e apenas com a intensidade do seu olhar!

"O argumento não é genial", dizem alguns... E eu respondo: "Não, não é, mas não é essa a magia de Tim Burton".

O realizador tem o dom de pegar em argumentos algo banais ou já amplamente explorados, como é o caso de Alice in Wonderland ou de Charlie and the Chocolate Factory, e transformá-los em obras visualmente perfeitas!

Como há sempre excepções que confirmam a regra, da última afirmação devem excluir-se o Big Fish e o Edward Scissor Hands que são, em tudo, absolutamente GENIAIS!

Sunday, March 14, 2010

Alice

Não sou a pessoa indicada para fazer esta crítica/observação/whatever... Digo isto por várias razões:
1. o Tim Burton quase que é o meu realizador preferido
2. o Johnny Depp é, na minha opinião, genial sempre
3. Alice foi o livro que me ensinou que ler é das actividades mais divertidas do mundo!

No entanto, vou tentar dizer algumas coisas. Não são críticas nem nada que se pareça, só algumas opiniões sinceras sobre o filme.

Primeiro facto: ninguém usa a cor no cinema como o Tim Burton. Todas as cores do filmes, desde as cores do figurino e da maquilhagem até aos animais que fazem parte do filme e os cenários. Esta utilização de cores leva-nos até um mundo de fantasia, ao qual é suposto deixar-nos levar.

Em relação ao 3D, não vi o Avatar, portanto tenham isso em conta. Adorei esta técnica e acho que o filme ganhou imenso com ela. Adorei a cena da queda da Alice no buraco, as perseguições e até mesmo cenas tão simples como a multidão que observa Alice, enquanto ela é pedida em casamento. Por outro lado, parece-me que o Tim Burton, ao ver o produto final, deve ter ficado tão contente que só lhe passam pela cabeça duas coisas: nunca mais faço um filme sem ser em 3D e quero que todos os filmes que fiz até hoje sejam em 3D.

Acho sinceramente que nunca nenhum realizador pensou tanto a profundidade como o Tim Burton em todos os filmes que fez até hoje. Vejo todos os filmes dele a serem feitos em 3D e a ganharem com isso! E se ele não está a pensar nisso, penso eu: TIM, PLEASE, WE NEED THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS IN 3D!

Por enquanto, deixo-vos com isto... Amanhã falarei um pouco mais sobre os actores e as personagens!

Thursday, March 11, 2010

Tédio a bordo do comboio...

Para não dizerem que eu falo sempre bem dos filmes, aqui fica um conselho diferente dos que costumo dar...

NÃO VEJAM ESTE FILME!


Em português chama-se "Comboio dos Mortos", em inglês "The Midnight Meat Train"... Nem me vou alongar sobre a tradução, porque...enfim...não vale mesmo a pena!

Desde interpretações manhosas a efeitos especiais ridículos e desnecessários, tudo aqui está a mais... Ele é o sangue, a violência, o suspense péssimo que não cria interesse nenhum, pelo contrário, faz com que o nosso interesse vá diminuindo, diminuindo, até já não haver nenhum...

E só mais uma coisa!

Eu sei que sou "a filha do homem do talho" e, por isso, se calhar mais sensível a estas coisas, mas não estamos já todos fartos de ver a figura de talhante associada à de carniceiro de pessoas? Que cena mais fácil! Tendo em conta que esta é uma associação tão cliché, ao menos façam-na bem... Vejam o Delicatessen, caraças!

Estou para ver o dia em que fazem um filme com um talhante que é um óptimo pai de família ou que nos tempos livres é uma pessoa ligada às artes!

Friday, March 5, 2010

Elephant Love Medley

E agora digam lá que não gostam de musicais?... Não é possível!

Tuesday, March 2, 2010

Sex and the city 2


Long live true friends...